Search
whatsapp + 55 (11) 97673.4671 | email • pacoca@professorpacoca.com.br
admin – Professor Paçoca
fade
1
archive,author,author-admin,author-1,eltd-core-1.2,woocommerce-no-js,averly-ver-1.6,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-main-style1,eltd-header-standard,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Author: admin

A MAGIA E O SUCESSO DO NOVO EDUCADOR

Por onde anda o tal sucesso? O que precisa ser realizado para eu alcançar felicidade na vida profissional e pessoal? Qual o caminho para as minhas conquistas? Esses são alguns dos questionamentos mais comuns e valiosos sobre carreira e sucesso, pois permitem que cada trabalhador possa reavaliar, readequar e reorganizar a sua carreira profissional. Inicialmente o que gera uma carreira profissional de sucesso é o efeito acumulado em certo tempo de atitudes positivas e eficientes, gerando assim credibilidade e empregabilidade. O Educador de Sucesso assume responsabilidades pelos seus resultados atingidos, devendo agir comprometido e visualizando novas oportunidades para o sucesso. O mercado de trabalho passa por uma alta competição...

Read More

O JOGO E A GAMIFICAÇÃO

É possível relacionar o jogo e a gamificação? O jogo apresenta oito características. São elas: participação voluntária quando os jogadores estão em ação no jogo de forma livre e espontânea; objetivo onde cada ação no jogo deve ter um objetivo definido a todos que jogam; regras que uniformizam e democratizam a participação de todos os jogadores; distração onde o jogo é uma ação não-obrigatória levando seus participantes à distração e diversão; exterior à “realidade” onde o jogo é a evasão da vida real para uma esfera paralela de tempo e espaço; limitado quando o jogo apresenta limites espaciais e temporais; resultados onde a complexidade na formulação do resultado...

Read More

O LAZER E A RECREAÇÃO NO SÉCULO XXI

Desde o século XIX, graças aos movimentos sociais e sindicais, aos novos métodos e processos produtivos, ao avanço da democracia, ao aperfeiçoamento da legislação, e aos ideais humanistas que ganharam corpo e espaço nas sociedades modernas, o mundo do trabalho passou por extensas e profundas transformações, que redundaram na adoção de sistemas mais produtivos, os quais adotaram progressivamente tecnologias em permanente avanço que reduziram o desgaste físico e proporcionaram produtividade cada vez maior. Para isso, as formas e os processos de trabalho passaram por intensa transformação em todas as áreas, ao longo do século XX, o que ocasionou igualmente mudanças no padrão e na distribuição do tempo...

Read More

RODAS E BRINCADEIRAS CANTADAS

As brincadeiras e rodas cantadas são manifestações coletivas elaboradas a partir da cultura popular. As brincadeiras cantadas são formas lúdicas que oferecem à criança a possibilidade de brincar com o seu próprio corpo, seja através de música, expressão vocal, frases, palavras ou sílabas ritmadas, e entoadas pelos brincantes. Suas cantigas vieram de geração a geração e que se propagaram pela tradição oral. Muitas brincadeiras cantadas podem ser caracterizadas como formas de expressão do corpo que integram o folclore infantil, associando a musicalidade e movimentos como por exemplo, Escravos de Jó, Terezinha de Jesus, Marcha soldado e Ciranda-cirandinha. São inúmeras as que integram o...

Read More

BRINCADEIRAS SIMBÓLICAS PARA BEBÊS

O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, aproximando a criança do mundo real. 
 O jogo simbólico aparece predominantemente entre os 2 e 6 anos. A função desse tipo de atividade lúdica "consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos, “ ou seja, tem como função assimilar a realidade (PIAGET, 1990). A criança tende a reproduzir nesses jogos as relações predominantes no seu meio ambiente e assimilar dessa maneira a realidade e uma maneira de se auto-expressar. Esses jogo-de-faz-de-conta possibilita à criança a realização de sonhos e fantasias, revela conflitos,...

Read More

FÉRIAS ESCOLARES: DIVERSÃO GARANTIDA

O Inverno chegou e junto vieram às férias escolares. Momento este tão aguardado pelas crianças e jovens. O termo férias designa o período de descanso que têm direito empregados e estudantes, após um período de trabalho ou de atividades. Provém do latim “feria, - ae” que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava na prescrição religiosa. As férias apresentam algumas características em comum: crianças e jovens livres dos estudos, acordando tarde, passando horas à frente da TV, navegando na internet, e impacientes de ficar em casa. O recesso escolar faz com que os pais tenham a preocupação em proporcionar atividades...

Read More

CRIANÇAS NA ACADEMIA? SIM!

O fitness e o bem-estar encontram-se em grande expansão no cenário nacional. E, num ambiente de crescente competição de mercado, prever as necessidades do consumidor sobre os produtos e serviços é um aspecto fundamental para obter sucesso. Na década de 90, as academias oportunizaram as atividades para um novo consumidor – as crianças. E a partir deste período que as academias começaram a oferecer um “cardápio” mais atrativo. Já não bastava mais oferecer as aulas convencionais, as academias começaram a planejar seus espaços para oferecerem as crianças muita diversão, esporte e lazer! A atividade física para a criança deve ser desenvolvida como primeiro objetivo...

Read More

JOGOS COOPERATIVOS

A necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação com e para o outro, vem modificando o modo e as atitudes de se trabalhar em grupos. A Cooperação, por meio dos jogos, é fundamental na busca da educação do ser humano, desenvolvendo autonomia, senso crítico, sentimento de aceitação e autoestima, colaborando assim na formação crítica e reflexiva. Os Jogos Cooperativos surgiram a milhares de anos atrás, quando os membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida. Alguns povos ancestrais, os índios americanos tinham um modo de vida cooperativo. Assim, nota-se que a cooperação, por meio dos...

Read More

BRINCANDO COM BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS E EM FAMÍLIA

Por meio do brincar e possível oportunizar a interação entre filhos e pais. Uma dessas possibilidades é a fabricação e a criação de brinquedos, a partir de materiais alternativos e reciclados - garrafas pet, caixas de leite, papel, entre outros. Essa proposta alia para a família, valores de fraternidade, amizade, responsabilidade e sustentabilidade. O brinquedo é peça fundamental no desenvolvimento integral das crianças, proporcionando bem estar físico, psíquico e afetivo-social. É importante que o brinquedo seja adequado à faixa etária da criança, estimulando as potencialidades lúdicas e de diversão. A criança deve explorar, manipular e vivenciar livremente o brinquedo, intensificando o mundo da imaginação e da fantasia, oportunizando novas...

Read More

BRINCADEIRAS DE RUA

Beijo, abraço ou aperto de mão!!!!??? Batata quente, quente, quente,q..u..e..n..t..e, q…..u…..e…..n…..t…..e!!!! Pirulito que bate-bate, pirulito que já bateu… No incrível mundo infantil, os Jogos Tradicionais ultrapassam o tempo e são tradicionalmente vivenciadas nas ruas. Os jogos tradicionais são atividades ligadas ao folclore, pertencendo assim, ao campo da cultura popular, e apresentam as seguintes características: A transmissão é feita de forma oral de geração a geração; Possuem o caráter de anonimato na sua origem e/ou construção; e Apresentam a presença de múltiplas culturas. Os jogos e brincadeiras tradicionais apresentam dificuldade em rastrear o seu percurso e possíveis origens, pois muitas vezes, provém dos tempos passados, de fragmentos de contos e práticas culturais....

Read More
X