Search
whatsapp + 55 (11) 97673.4671 | email • pacoca@professorpacoca.com.br
CIRCO PARA CRIANÇAS – Professor Paçoca
fade
6584
post-template-default,single,single-post,postid-6584,single-format-standard,eltd-core-1.2,woocommerce-no-js,averly-ver-1.6,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-main-style1,eltd-header-standard,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Blog

CIRCO PARA CRIANÇAS

No universo infantil, existem diversos tipos de jogos e brincadeiras. E entre os mais criativos estão os Jogos e Brincadeiras Circenses. Esses jogos têm o objetivo de despertar a motivação na prática da atividade circense, desenvolvendo na criança a autonomia, confiança, prazer e socialização.
Os Jogos Circenses permitem que a criança brinque de acrobacias, malabarismo, contorcionismo e outros. O ato de brincar despertar a prática voltada ao prazer e à alegria.
É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor.
Os Jogos Circenses são classificados em:
Jogos acrobáticos de solo: são os jogos que apresentam as brincadeiras de solo como elementos principais – cambalhotas, “bananeiras”, estrelas e outros.
Jogos acrobáticos aéreos: são movimentos realizados na corda, trapézio e tecido.
Jogos de malabares: são as brincadeiras que envolvem a manipulação de bolas, claves e diabolôs.
Jogos de teatro: são ações onde as crianças, junto com seus amigos, podem brincar de teatro e comédia.
Jogos de equilíbrio: são brincadeiras que exigem equilíbrio corporal como pés-de-lata e perna de pau.

Aproximar o circo das crianças é uma missão essencial para os pais e educadores, possibilitando a convivência da arte. 

rEPERTÓRIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS CIRCENSES

RELÓGIO MALABARÁTICO
Materiais: tules coloridos (60 x 60cm)
Formação Inicial: as crianças, segurando um tule, estarão dispostas em roda.
A criança vivenciará o tule, de forma livre. Deverá jogá-lo para cima e “resgatá-lo” quando o mesmo estiver em queda na sua frente, não deixando cair ao chão. Após essa vivência livre, inicia-se o jogo. As crianças em roda, seguram o tule. Ao sinal, as crianças jogarão o tule para cima e darão um passo a direita, resgatando o material do “amigo-vizinho” que o jogou para cima. E assim segue o jogo, ate houver motivação para a sua prática.

JOGOS E DESENHOS ACROBÁTICOS
Materiais: colchonetes
Formação Inicial: as crianças deverão formar duplas.
Cada dupla deverá vivenciar e criar diversas figuras acrobáticas, com segurança, e apresentá-las aos outros participantes. As crianças poderão utilizar cambalhotas, “bananeira”, imitar aviãozinho, e outros movimentos para as acrobacias. Este jogo dará a cada criança boas noções de criatividade corporal.

No Comments

Leave a Comment

X