Search
whatsapp + 55 (11) 97673.4671 | email • pacoca@professorpacoca.com.br
JOGOS COOPERATIVOS – Professor Paçoca
fade
6590
post-template-default,single,single-post,postid-6590,single-format-standard,eltd-core-1.2,woocommerce-no-js,averly-ver-1.6,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-main-style1,eltd-header-standard,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Blog

JOGOS COOPERATIVOS

A necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação com e para o outro, vem modificando o modo e as atitudes de se trabalhar em grupos.
A Cooperação, por meio dos jogos, é fundamental na busca da educação do ser humano, desenvolvendo autonomia, senso crítico, sentimento de aceitação e autoestima, colaborando assim na formação crítica e reflexiva.
Os Jogos Cooperativos surgiram a milhares de anos atrás, quando os membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida. Alguns povos ancestrais, os índios americanos tinham um modo de vida cooperativo. Assim, nota-se que a cooperação, por meio dos jogos, sempre esteve presente na sociedade e na vida dos homens.
Na década de 70, Terry Orlick foi um dos primeiros pensadores a estudar os jogos cooperativos para o desenvolvimento da ética, cooperação e cidadania. Orlick transformou o pensamento de “Jogar contra os outros” para “Jogar uns om os outros”.
Os Jogos Cooperativos são excelentes oportunidades de vivenciar os valores como: respeito, fraternidade, coletivismo, inclusão, igualdade e solidariedade.
Então agora, o que fazer? Vamos brincar de cooperar, e assim, podemos transformar as nossas vidas mais humanas e felizes!

REPERTÓRIO DE ATIVIDADES

PEGA-PEGA ABRAÇO
Os jogadores estarão dispersos pela área de jogo. O pegador estará de posse de uma bexiga, e este deverá encostá-la no peito de outro jogador para passar a sua função para o próximo. Porém existe uma estratégia para não serem pegos, como piques, os jogadores deverão abraçar um amigo por 5 segundos, ficando assim imunes do pegador.

VOLENÇOL
Materiais: Lençóis e bolas de voleibol.
O grupo será formado por quartetos que deverão segurar um em cada ponta, um lençol ou uma toalha.
Os quartetos deverão brincar com a bola de voleibol, tentando mantê-la sobre o lençol, não deixando cair no chão.
Após essa etapa, os quartetos farão a interação com outros quartetos, e assim realizar lançamentos e recepções das bolas. Criar estratégias e o trabalho em equipe são desafios propostos para essa atividade.
A progressão do jogo poderá ser na realização de um jogo de voleibol tradicional com os lençóis.

FUTPAR
Materiais: Bola
É realizado o jogo tradicional de futebol, porém temos algumas adaptações como: a diminuição do tamanho dos gols, joga-se sem goleiros e os jogadores deverão jogar em duplas ou em trios.
Para estabelecer um jogo cooperativo, a dupla ou trio que marcar o gol, começa a participar do outro time. Ao final todos passarão pelos dois times.

REFERÊNCIAS
SILVA, T. A. C.; GONÇALVES, K. G. F. Manual de Lazer e Recreação. São Paulo: Phorte, 2010.

No Comments

Leave a Comment

X