Search
whatsapp + 55 (11) 97673.4671 | email • pacoca@professorpacoca.com.br
RODAS E BRINCADEIRAS CANTADAS – Professor Paçoca
fade
6599
post-template-default,single,single-post,postid-6599,single-format-standard,eltd-core-1.2,woocommerce-no-js,averly-ver-1.6,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-main-style1,eltd-header-standard,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Blog

RODAS E BRINCADEIRAS CANTADAS

As brincadeiras e rodas cantadas são manifestações coletivas elaboradas a partir da cultura popular. As brincadeiras cantadas são formas lúdicas que oferecem à criança a possibilidade de brincar com o seu próprio corpo, seja através de música, expressão vocal, frases, palavras ou sílabas ritmadas, e entoadas pelos brincantes. Suas cantigas vieram de geração a geração e que se propagaram pela tradição oral.
Muitas brincadeiras cantadas podem ser caracterizadas como formas de expressão do corpo que integram o folclore infantil, associando a musicalidade e movimentos como por exemplo, Escravos de Jó, Terezinha de Jesus, Marcha soldado e Ciranda-cirandinha. São inúmeras as que integram o folclore, porém existem aquelas que não fazem parte desse universo.
As brincadeiras e rodas cantadas, carregadas de ludicidade, estão ao alcance de qualquer pessoa, indiferente da faixa etária e limitações, pois TODOS podem dançar e vivenciar o ritmo, trazendo àquele que participa, satisfação emocional, física e social.
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
As crianças ao brincarem de rodas cantadas desenvolverão diversos aspectos educacionais, como: cidadania, interesse, criatividade, socialização, livre expressão, respeito, autonomia, compromisso, responsabilidade, senso-crítico, envolvimento, comunicação e cooperação.
Vamos brincar?

REPERTÓRIO DE ATIVIDADES

SAMBA LÊ, LÊ
Samba lê, lê tá doente
Tá com a cabeça quebrada
Samba lê, lê precisa
É de umas boas palmadas,
Samba, samba, samba ô lê, lê
Samba, samba, samba ô lá lá
Oh mulata bonita,
onde é que cê mora
Moro na praia Formosa
Onde dali nunca saio!

CARANGUEJO
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe, na vazante da maré
Palma, Palma, Palma, Pé, Pé, Pé, Roda, Roda, Roda, Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe na enchente da maré.

CIRANDA CIRANDINHA
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste, era vidro e se quebrou
o amor que tu me tinha, era pouco e se acabou.

A CANOA VIROU
A canoa virou,
foi deixado ela virar,
foi por causa do (nome da criança) que não soube remar.
Vira pra cá, vira pra lá (nome da criança) é velho e não quer casar.

PIRULITO
Pirulito que bate bate, pirulito que já bateu.
Quem gosta de mim é ela, quem gosta dela sou eu.
Pirulito que bate-bate, pirulito que já bateu
A menina que eu amava, ela de desfloresceu

REFERÊNCIAS
COSTA E SILVA, T.A.; GONÇALVES, K.G.F. Manual de lazer e recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte Editora, 2010.

No Comments

Leave a Comment

X