A MAGIA E O SUCESSO DO NOVO EDUCADOR
Por onde anda o tal sucesso? O que precisa ser realizado para eu alcançar felicidade na vida profissional e pessoal? Qual o caminho para as minhas conquistas? Esses são alguns dos questionamentos mais comuns e valiosos sobre carreira e sucesso, pois permitem que cada trabalhador possa reavaliar, readequar e reorganizar a sua carreira profissional.
Inicialmente o que gera uma carreira profissional de sucesso é o efeito acumulado em certo tempo de atitudes positivas e eficientes, gerando assim credibilidade e empregabilidade.
O Educador de Sucesso assume responsabilidades pelos seus resultados atingidos, devendo agir comprometido e visualizando novas oportunidades para o sucesso. O mercado de trabalho passa por uma alta competição de talentos com infinitas opções de escolhas. E assim cada profissional deverá sempre oferecer motivos relevantes e coerentes para a sua atuação.
O Educador deverá adotar ações positivas frente a “nova educação” reconhecendo o aluno como sujeito de sua aprendizagem, capaz de interagir e estabelecer conexões com o outro e com o mundo. O educador deve ser meio de transformação na vida das crianças, sendo capaz de desenvolvê-las integralmente – social, afetivo, psíquico e físico. A nova educação passará pela relação afetiva que esse educador terá com os seus alunos, facilitando ainda mais a aprendizagem do conhecimento.
Existem algumas ações importantes para o sucesso profissional, são elas:
- Proatividade: o profissional precisa estar antenado com a sua área de atuação. Planejar o futuro e ser capaz de antever uma oportunidade profissional são caminhos para o sucesso.
- Atualização profissional: a ação em pesquisar, estudar e organizar soluções para os problemas e desafios profissionais permite encontrar caminhos “menos” árduos para o sucesso.
- Resiliência: é a habilidade que o profissional tem de superar os obstáculos e as pressões de situações adversas no trabalho. É preciso encontrar aprendizado nos momentos de superação.
- Positividade: entende-se que as pessoas felizes têm mais capacidade de perseguir os seus objetivos e adquirir meios para alcançar o sucesso.
- Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar das pessoas, permitindo assim refletir sobre suas ações nas tomadas de decisões.
- Altruísmo: é o conjunto de disposições que permite os seres humanos ajudarem-se e a se dedicarem aos outros, dando mais importâncias às ações coletivas do que às individualistas.
- Fazer sempre o diferente: os educadores precisam buscar soluções para as adversidades encontradas em sua rotina. Buscar novas metodologias a fim de facilitar a aprendizagem dos conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos é um dos caminhos essenciais para a transformação educacional.
.
A felicidade profissional vem e vai, é momentânea e relativa e não existe no real. A felicidade está atrelada às nossas experiências da vida. A partir do momento que não nos perguntamos mais sobre o sentido da vida, poderemos reconhecer a felicidade pessoal e profissional!